O Parque Nacional Mapinguari está localizado na divisa dos estados de Rondônia e Amazonas, mais precisamente entre Porto Velho (RO) e Lábrea (AM).
A viagem de avião começou no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, e seguiu em direção ao Sul do estado do Amazonas. Durante as 3h de voo foi possível ver a floresta com cicatrizes de queimadas e desmatamentos recentes.
Esse itinerário ajuda a entender como a devastação em Rondônia avança e faz pressão no estado vizinho
"As pessoas [grileiros] que estão chegando no Sul de Lábrea geralmente não são pessoas do Amazonas, mas de Rondônia e até de Mato Grosso. É o Arco do Desmatamento que está cada vez mais pressionando a floresta e subindo para essas novas fronteiras", explicou Carolina Pasquali, diretora executiva do Greenpeace Brasil, que acompanhou o sobrevoo.
O Arco do Desmatamento é o termo dado para a área onde a agricultura avança em direção à floresta e também onde se encontram os maiores índices de desmatamento da Amazônia. As rodovias Belém-Brasília (BR-010) e Cuiabá-Porto Velho (BR-364), por exemplo, integram os 500 km² do Arco do Desmatamento.
Fonte: G1RO


Postar um comentário